Preparação 4 teste 8.º ano

Preparação para o 4.º teste
Relaciona as alterações do meio com a evolução ou a extinção de espécies. (pág . 99; 114; 115;118;119)
Interpretar gráficos que evidenciem dinâmicas populacionais decorrentes de relações bióticas (pág. 116-117)
Explicar como as relações bióticas podem conduzir à evolução ou à extinção de espécies  (pág. 99;114-119;124-125)
Indicar formas de transferência de energia existentes nos ecossistemas ( 92-101)
Construir cadeias tróficas de ambientes marinhos, fluviais e terrestres. (97-98)
Elaborar diversos tipos de cadeias tróficas a partir de teias alimentares. (98)
Indicar impactes da ação humana que contribuam para a alteração da dinâmica das teias alimentares. (98)
Discutir medidas de minimização dos impactes da ação humana na alteração dadinâmica dos ecossistemas. (99;108-109)
Explicar como algumas atividades dos seres vivos ( alimentação, respiração, fotossíntese) interferem nos ciclos da matéria. (102-103;106-107)
Explicitar a importância da reciclagem da matéria na dinâmica dos ecossistemas. (102-103; 106-107)
Interpretar as principais fases do ciclo da água, do ciclo do carbono, do ciclo do oxigénio e do ciclo do azoto. (102-107)
Justificar o modo como a ação humana pode interferir nos principais ciclos de matéria e afetar os ecossistemas. ( 102-109; 148; 150-151)
Verifica se sabes responder:
1- O que são:
                - autotróficos
                - heterotróficos
                - produtores
                -consumidores
                - decompositores
2- Na fotossíntese:
                - quais são os reagentes
                - quais são os produtos finais
                - qual a importância para o ecossistema.
3- Os compostos orgânicos são usados pelos consumidores para funções. Quais?
4- Qual o processo que os seres autotróficos e heterotróficos usam para produzir energia?
5- O que é uma cadeia alimentar?
6- Define nível trófico.
7- Constrói cadeias alimentares.
8- enumera os níveis tróficos nas cadeias alimentares.
9- Distingue os vários tipos de consumidores numa cadeia e distingue-os do produtor.
10- O que são teias alimentares?
11- constrói teias alimentares.
12- localiza nas teias os seres pertencentes a determinado nível trófico
13. Localiza nas teias os seres consumidores ( distinguindo-os).
14- o que entendes por fluxo de energia ?
15- Qual a fonte de energia para a vida
16- Explica como a luz solar é incorporada na matéria orgânica.
17- Explica como flui a energia numa cadeia alimentar?
18- Porque se diz que a energia flui numa cadeia alimentar?
19- Como gastam a energia os seres vivos?
20- Porque se diz que a energia flui unidireccionalmente?
21- Porque é que , em média, apenas 10% da energia de um nível trófico fica disponível para o seguinte?
22- Atendendo ao referido em 21 o que podes concluir quanto ao tamanho das  cadeias alimentares?
23- Porque dizemos que existem “ciclos de matéria”?
24- Demonstra usando uma cadeia alimentar como funciona o ciclo da matéria.
25- Explica a importância para o ciclo da matéria :
                - dos produtores
                - dos consumidores
                - dos decompositores.
 26- Descreve o ciclo da água
27- Explica cada uma das fazes do ciclo da água
28- Em que subsistema do sistema Terra podemos encontrar água?
29- Explica a importância do ciclo da água
30- Explica de que forma a atividade dos seres vivos interfere no ciclo da água
31- Refere ações humanas que possam interferir no ciclo da água. Explica como é que isso acontece.
32- Verifica se conheces o significado das seguintes palavras, relacionadas com o ciclo da água:
- Evaporação
- Evapotranspiração
- Condensação
- Infiltração
- Ingestão
- Absorção
- Precipitação
- Infiltração
- Sublimação
- Solidificação
- Escorrência
- Escorrência subterrânea
33-Com explica que existindo tanta água no planeta ela seja considerada um recurso finito?
34-Descreve a circulação da água numa cadeia trófica.
35- Porque é que se considera o sol como o motor do ciclo da água?
36- Quais os reservatórios da água?
37- Descreve o ciclo do oxigénio.
38- Qual(ais) o(s) processo(s) que promovem a libertação e O2 ?
39- Qual(ais) o(s) processo(s) que promovem captação de O2?
40- Para além do O2 que outros gases intervêm no ciclo do oxigénio?
41- Porque incluis esses gases no ciclo do oxigénio?
42- Qual a importância do O3 para a vida na terra?
44- Quais são os reservatórios de oxigénio?
45-  Faz um esquema em que mostres a relação entre a fotossíntese e a respiração.
46- Como é que  o homem pode contribuir para a alteração do ciclo do oxigénio?
47- Descreve o ciclo do carbono.
48- Quais são os processos que lançam CO2 para a atmosfera?
49- Quais são os processos que retiram CO2 da atmosfera?
50- Qual o papel dos seres vivos no ciclo do carbono?
51- Comenta “Os combustíveis fósseis são um reservatório de CO2”
52- Porque é que o CO2 pode contribuir para a formação de chuvas ácidas?
53- Podemos afirmar que algumas rochas retêm o CO2 ?
54- De que forma os seres vivos intervêm nos ciclos do carbono e do oxigénio.
55- Quais são os processos não biológicos que mobilizam dióxido de carbono para a atmosfera?
56- Indica como se pode diminuir a interferência humana no ciclo do carbono.
57- Descreve o ciclo do azoto.
58- Explica o que é e qual   a importância da fase do ciclo do azoto conhecida por fixação.
59- Distingue os vários tipos de fixação, no ciclo do azoto.
60- Descreve cada um dos tipos de fixação do azoto.
61- Em que consiste a nitrificação?
62- Qual a importância da nitrificação para o mundo vivo?
63- Em que consiste a desnitrificação?
64- Explica a importância da assimilação.
65- O que é a amonificação?

66- Prevê o impacte do homem nos vários ciclos de matéria .