8.º ano
2016-2017
Preparação para o 1.º teste
- Compreende a célula como unidade básica da
biodiversidade existente na Terra
- Conhece o termo “biodiversidade”
- Refere exemplos de aspetos em que se
expressa a biodiversidade entre espécies diferentes.
- Refere exemplos de aspetos em que se
expressa a biodiversidade na mesma espécie.
- Explica em que consiste a unidade na
diversidade dos seres vivos.
- Reconhece a citologia como a ciência que
estuda as células.
- Conhece o microscópio
- Identifica as partes constituintes do
microscópio e aa sua função.
- Reconhece a célula como a unidade básica
dos seres vivos.
- Distingue células procarióticas de células
eucarióticas.
- Conhece os constituintes das células
procarióticas
- Conhece os constituintes das células
eucarióticas animais
- Conhece os constituintes das células
eucarióticas vegetais.
- Distingue células procarióticas de
eucarióticas.
- Distingue células eucarióticas amimais de
vegetais
- Descreve os principais constituintes das
células e suas funções.
- Descreve os níveis de organização biológica
dos seres vivos.
- Identifica organismos unicelulares e
organismos pluricelulares.
Compreende as condições próprias da Terra que
a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar.
- Identifica a posição da Terra no Sistema
Solar .
- Explica a importância da posição da Terra
no Sistema Solar para a existência de vida.
- Explicar as condições da Terra que
permitiram o desenvolvimento e a manutenção da vida.
- Explica
importância da atmosfera para a vida.
- Explica a origem da Terra
- Explica a origem da atmosfera.
- Explica a importância dos fenómenos de
diferenciação .da Terra
- Conhece a teoria da geração espontânea
- Conhece a teoria da biogénese.
- Interpreta experiências relativas às
teorias da geração espontânea e da biogénese.
- Distingue os modelos endógenos dos modelos
exógenos.
- Conhece a importância dos cientistas Oparin,
Haldane, Miler Urey.