Ajuda para a redação e construção do relatório
1.ª página
Relatório do trabalho experimental
Disciplina : Ciências naturais
Data de realização : de
26/4/2017 a ____ /_____ /_____
Local da realização : sala CN1 da Escola Básica de Santa Marinha
Autores :
Páginas seguintes
Objetivos
Com este trabalho pretendemos
estudar a ação de alguns fatores sobre a
germinação do feijoeiro.
A experiência n.º 1 serve de
controlo não sendo modificados quaisquer fatores.
Com experiência n.º ____ pretende-se estudar ________________
Com a experiência n.º ____
pretende-se estudar ____________________
Introdução
O feijão, cujo nome científico é Phaseolus
vulgares, é uma leguminosa.
Há muitas variedades de feijão
mas o utilizado nesta experiência é o vulgarmente chamado feijão verde que é
utilizado na culinária sob a forma de vagem.
Quando observamos um feijão
observamos que é formado por um tegumento, que reveste o feijão e é bastante
resistente e se une num ponto chamado hilo.
Quando aberto veem-se dois
cotilédones que são as primeiras folhas e contém reservas de alimento para a
planta, o eixo embrionário formado pelo
caulículo ( vai corresponder ao caule) ,
a gémula ( vai corresponder às folhas) e a radícula ( vai corresponder à raiz).
Em biologia chama-se germinação ao processo inicial do crescimento de uma planta a partir de um corpo em estado de vida latente, que pode ser uma semente.
Para que o feijão germine é
necessário que as condições sejam propícias sendo essencial a presença de
humidade.
Relativamente à experiência n.º 1
é previsível que -------
No que diz respeito à
experiência n.º ____ é previsível que --------
No que diz respeito à
experiência n.º ____ é previsível que --------
Procedimento experimental
Experiência 1 - Num goblé colocamos algodão e três feijões.
Regamos com água da torneira e mantivemos à temperatura ambiente e com luz
direta.
Experiência n.º 2 :_________________
Experiência n.º 3._________________
Resultados
Experiência número ________
Data de início da experiência :
26-4-2017
Condições iniciais:
Os feijões apresentavam um aspeto seco sem qualquer indício de
germinação.
Temperatura do ar :-----
Humidade do ar: --------
Observação ao longo do tempo
Data
|
Temperatura
do ar |
Humidade
do ar |
Aspeto do feijão
|
n.º de folhas
|
Cor das folhas
|
Raiz
|
Cor da raiz
|
Cor do caule
|
Tamanho da plântula
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Tabela n.º 1- registo das observações
Descrição dos registos mais importantes
Verificou-se que passados ___
surgiram as primeiras alterações no feijão…….
As primeiras raízes surgiram passados …… dias
O caulículo começou a ser visível passados … dias
A primeira folha ….
A folhas apresentavam uma cor ……. , o caulículo …. e a raiz …….
Gráfico mostrando a evolução do tamanho da plântula
(cm)
Tempo
( em dias)
Gráfico n.º 1 – Evolução da altura da plântula ao longo do tempo.
Descrição da evolução registada no gráfico.
Por ex. nos primeiros dias não se verificou qualquer evolução. A partir
do ___ dia a plântula começou a crescer mantendo o crescimento …….
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Experiência n.º 2-
Repetir os passos da experiência 1.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Experiência n.º 3
Repetir os passos da experiência nº 1
Discussão
Interpretação dos resultados.
A discussão deve comparar os resultados obtidos face ao objetivo pretendido. Não se devem tirar hipóteses especulativas que não possam ser fundamentadas nos resultados obtidos. A discussão constitui uma das partes mais importantes do relatório, uma vez que é nela (e não na introdução) que os autores evidenciam todos os conhecimentos adquiridos, através da profundidade com que discutem os resultados obtidos.
A discussão deve comparar os resultados obtidos face ao objetivo pretendido. Não se devem tirar hipóteses especulativas que não possam ser fundamentadas nos resultados obtidos. A discussão constitui uma das partes mais importantes do relatório, uma vez que é nela (e não na introdução) que os autores evidenciam todos os conhecimentos adquiridos, através da profundidade com que discutem os resultados obtidos.
Comentários finais
Relacionar os resultados com situações que estão a ser provocadas pelo
homem, como por exemplo as chuvas ácidas, efeito estufa, secas, inverno
nuclear, utilização de adubos na agricultura, exploração excessiva dos recursos
hídricos junto ao litoral, etc. e
possíveis consequências para a humanidade.
Conclusões
Esta parte do relatório deve sumarizar as principais conclusões obtidas
no decurso do trabalho realizado.
Referências bibliográficas
A bibliografia deve figurar no fim do relatório. Nela devem ser
apresentadas todas as referências mencionadas no texto, que podem ser livros
(ou capítulos de livros), artigos científicos, CD-ROMs e websites consultados.