1-
O que é a promoção da saúde?
A)
Processo que visa fazer chegar a todas as
pessoas doentes medicamentos para que possam alterar o seu estado de saúde.
B)
Possesso que pretende tornar os indivíduos e
comunidades mais capazes de controlarem os determinantes da saúde, no sentido
de os melhorarem.
C)
Processo que visa intervir no estilo de vida das
pessoas para que estas quando adoecem saibam como se tratar.
D)
Processo que pretende tornar os indivíduos mais
capazes de controlarem os determinantes da saúde, no sentido de melhorarem.
E)
Nenhum dos anteriores
2-
Assinala a afirmação que consideres mais assertiva:
A)
A promoção da saúde melhora a capacidade de agir
de cada pessoa assim como dos grupos, organizações ou comunidades no sentido de
estas estarem mais atentas à doença e combaterem a doença precocemente.
B)
A promoção da saúde melhora a capacidade de agir
de cada pessoa assim como dos grupos, organizações ou comunidades no sentido de
estas estarem mais atentas à doença e combaterem a doença.
C)
A promoção da saúde melhora a capacidade de agir
de cada pessoa assim como dos grupos, organizações ou comunidades no sentido de
estas estarem mais atentas à doença e combaterem a doença através da utilização
de vacinas.
D)
A promoção da saúde melhora a capacidade de agir
de cada pessoa assim como dos grupos, organizações ou comunidades no sentido de
estas influenciarem os determinantes da saúde.
E)
Nenhuma das anteriores.
3-
Quando se planifica uma ação de promoção da
saúde devemos ter em consideração:
A)
A necessidade de desenvolver medicamentos
capazes de combater eficazmente as doenças.
B)
A necessidade de desenvolver e melhorar os
estilos de vida, as condições sociais , económicas e ambientais de um indivíduo.
C)
A necessidade de desenvolver e melhorar os
estilos de vida, as condições sociais , económicas e ambientais de um indivíduo
assim como melhorar o acesso aos serviços.
D)
A necessidade de vacinar toda a população.
E)
Nenhuma das anteriores.
4-
Para promovermos a saúde devemos:
A)
Assegurar condições de paz
B)
Combater a exclusão social
C)
Promover o acesso a condições de emprego
D)
Promover o bom funcionamento dos sistemas de
saúde.
E)
Todos os anteriores
5-
Ao nível da saúde individual e familiar não
devemos:
A)
Obrigar os jovens a frequentar a escola
B)
Praticar uma alimentação equilibrada
C)
Decretar medidas de vacinação
D)
Promover a higiene corporal
E)
Todos os anteriores devem ser promovidos a nível
familiar
6-
A promoção da saúde passa pela "capacitação
das pessoas". Isto significa…
A)
… que as pessoas tem que ter boas capacidades
físicas para serem saudáveis
B)
… que as pessoas devem praticar exercício físico
regularmente
C)
… que as pessoas devem compreender as vantagens
e inconvenientes de várias práticas.
D)
… que as pessoas devem melhorar os hábitos.
E)
,,, que
as pessoas não devem tomar antibióticos sem receita médica.
7-
Portugal tem um documento orientador das
politicas e serviços de saúde que é …
A)
O Plano Nacional de Saúde
B)
O Plano Nacional de Promoção da Saúde
C)
O Plano Nacional de Combate às Doenças Não
Transmissíveis
D)
O Plano Nacional de Combate à Obesidade
E)
O Plano Nacional de Promoção da Saúde e
Qualidade de Vida
8-
Quais são os momentos em que a promoção da saúde
pode capacitar o cidadão e a comunidade para atuar sobre os determinantes da
saúde?
A)
1.º Promover comportamentos; 2.º Promover a ação
sobre esses comportamentos
B)
1.º Adquirir meios de rastreio; 2.º Usar esses
meios; 3,º Tratar as pessoas que apresentem doenças
C)
1.º Prevenir; 2.º Detetar precocemente; 3.º
Tratar adequadamente
D)
1.º Construir hospitais; 2.º Equipar os
hospitais 4.º Formar pessoal ligado à saúde
E)
Todos os anteriores
9-
Porque são importantes as campanhas de
sensibilização ?
A)
Detetam doenças na população.
B)
Diagnosticam problemas de saúde e promovem o seu
tratamento.
C)
Reabilitam as pessoas para poderem ter uma vida
ativa e saudável.
D)
Incentivam as populações a adotarem estilos mais
saudáveis e alertam para algumas doenças.
E)
Nenhuma das anteriores.
10-
Os rastreios …
A)
… são ações que visam detetar uma doença através de testes e exames aos cidadãos e
posterior tratamento.
B)
… são ações que visam detetar uma doença na
população através de testes e exames aos
cidadãos.
C)
… são ações que promovem a saúde através da administração
de medicamentos a pessoas doentes
D)
… são ações que visam reabilitar as pessoas.
E)
Nenhuma das anteriores
11-
Uma intervenção cirúrgica …
A)
Pode ser considerada uma forma de promoção da
saúde que se insere nos meios de tratamento.
B)
Pode ser considerada uma forma de promoção da
saúde que se insere nos meios de diagnóstico.
C)
Pode ser considerada uma forma de promoção da
saúde que se insere nos meios de prevenção.
D)
Pode ser considerada uma forma de promoção da
saúde que se insere nas campanhas de
sensibilização.
E)
Nenhuma das anteriores
12-
A consulta regular ao médico pode ser
considerada …
A)
…. uma forma de tratar adequadamente problemas
de saúde
B)
… uma forma de prevenir os problemas de saúde
C)
… uma forma de detetar problemas de saúde
D)
… uma forma de sensibilização
E)
Nenhuma das anteriores
13-
Um diabético deve consultar regularmente o
médico e fazer análises para adequar o tratamento. Esta ação enquadra-se …
A)
Na prevenção
B)
Na deteção precoce
C)
No tratamento
D)
Em todos os
anteriores
E)
Em nenhum dos anteriores
14-
Os programas de fisioterapia são considerados:
A)
Programas de prevenção
B)
Programas de deteção precoce
C)
Programas de tratamento e reabilitação
D)
Todos os anteriores
E)
Nenhum dos anteriores
15-
O centro de saúde faz deslocar à escola
profissionais de saúde para detetarem diabetes nos alunos, professores e
funcionários. Esta ação enquadra-se …
A)
Na prevenção (rastreios)
B)
Na deteção precoce (rastreios)
C)
No tratamento
D)
Nos programas de reabilitação
E)
Nenhum dos anteriores
16-
A promoção para a saúde tem influência:
A)
No plano Nacional de Saúde
B)
Na idade
C)
Na violência doméstica
D)
Nas capacidades funcionais ao longo da vida
E)
Nenhuma das anteriores
17-
É um fenómeno que não tem a ver com a saúde:
A)
Stresse
B)
Álcool
C)
Descanso
D)
Violência
E)
Todos tem a ver
18-
O que pretende representar o gráfico?
A)
A variação das capacidades funcionais em função das
práticas de promoção de saúde.
B)
A variação das capacidades funcionais em função
da idade.
C)
A variação da incapacidade em função da idade
D)
A variação das capacidades funcionais em função
da idade e das práticas de promoção de saúde.
E)
Nenhum dos anteriores.
19-
Pela análise do gráfico podemos concluir que …
A)
As capacidades funcionais desenvolvem-se ao
longo da infância e da adolescência
B)
As capacidades funcionais desenvolvem-se ao
longo da infância, da adolescência e parte da vida adulta.
C)
As capacidades funcionais não variam ao longo da
vida se tivermos uma vida saudável.
D)
O exercício físico faz diminuir as capacidades
funcionais.
E)
Nenhuma das anteriores
20-
Que relação existe entre as práticas de promoção
da saúde e as capacidades funcionais?
A)
As práticas de promoção da saúde diminuem as
capacidades funcionais.
B)
As práticas de promoção da saúde só são
necessárias a partir dos 58 anos quando
o indivíduo entra na zona de incapacidade.
C)
As práticas de promoção da saúde só são
necessárias depois dos 25 anos.
D)
As práticas da educação para a saúde devem ser
usadas durante toda a nossa vida.
E)
Nenhuma está correta
21-
A ausência de práticas de promoção para a saúde
diminui de modo bastante significativo as capacidades funcionais…
A)
A partir da infância
B)
A partir dos 25 anos
C)
A partir dos 64 anos
D)
Durante toda a vida
E)
Nenhuma das anteriores
22-
Qual a idade em que o indivíduo entra em
"incapacidade" se não tiver práticas de educação para a saúde?
A)
A partir da adolescência
B)
A partir dos 25 anos
C)
A partir dos 60 anos
D)
A partir dos 64 anos
E)
Nenhuma das anteriores
23-
Em que idade uma pessoa com práticas de promoção
da saúde entra na zona da "incapacidade"?
A)
A partir do 60 anos
B)
A partir dos 64 anos
C)
A partir dos 70 anos
D)
Pode não entrar na zona se incapacidade
E)
Nenhuma das anteriores
24-
Atendendo ao gráfico o que podes concluir sobre
a importância das praticas de promoção para a saúde e o capital de saúde?
A)
As práticas de promoção da saúde só são
importantes se o capital de saúde à nascença for grande.
B)
Pode haver casos em que as práticas de promoção da
saúde possam diminuir o capital de saúde.
C)
O capital de saúde não tem nada a ver com as
práticas de promoção da saúde.
D)
Apesar de o capital de saúde à nascença ser
igual as práticas de promoção para a saúde elevam-no numa primeira fase da vida
e mantem-no elevado durante as restantes.
E)
Nenhuma das anteriores.